segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Natureza por vezes parece cruel

A 2ª cria de grifo deste ano, que nasceu no chamado “ninho da grifinha” estava virada de barriga para cima, pelo menos desde dia 18 de Abril. Continuava a ser alimentada pelos pais e aparentemente a crescer de forma normal mas certamente não estaria bem porque pelas 15h56 foi possível avistar o ninho bastante remexido e já abandonado pelos adultos e o cadáver da cria. As causas são desconhecidas mas provavelmente o mau tempo das últimas semanas pode ter contribuído para agravar a situação pouco confortável em que a cria se encontrava.

Nestas ocasiões fica sempre a dúvida se se deve interferir no normal desenrolar da vida na Natureza (que por vezes pode ser bastante cruel) quando não houve interferência humana e quando a espécie não apresenta grandes problemas de conservação.

Mas neste caso, qualquer interferência teria posto em risco a normal evolução de outra espécie, essa com problemas de conservação: mesmo por baixo deste ninho está um ninho de cegonha-preta onde o casal está a incubar os ovos; qualquer intervenção neste ninho poderia ter assustado o casal de cegonha-preta, que como sabem se trata de uma espécie muito sensível à presença humana, e pôr em risco essa incubação.

No outro ninho de grifo a cria cresce de forma saudável, e até já se põe em pé.

sábado, 7 de abril de 2012

Cuidados com a cria

A segunda cria de grifo, no chamado "ninho da grifinha" a ser alimentada por um dos progenitores