segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fórum Grifos na Web

Por motivos que se prendem com uma mudança dos servidores onde se encontra alojado o Fórum Grifos na Web, e que tem sido mais demorada do que o esperado, desde dia 5 que não há acesso ao Fórum. Aguarda-se que a qualquer momento seja reposta a situação.

Entretanto, e a pedido de alguns observadores dos grifos das Portas de Ródão, aqui ficam algumas imagens que ilustram as "visitas" recebidas.

Um casal de grifos tem sido observado frequentemente numa plataforma mais abaixo (antigo ninho de cegonha-preta que este ano foi ocupado por um casal de grifos). Aqui imagens de uma chegada:


E uma imagem aproximada do ninho:


Mas a plataforma em frente à câmara também tem sido objeto de visitas praticamente diárias.



Também se têm visto grifos no chamado "ninho da grifinha" (o ninho do primeiro grifo que nasceu "em direto") e na estreita plataforma em frente.


E ainda tem sido possível observar as viagens de um casal de grifos a uma plataforma que a câmara não "vê", bem como a visita de pequenas aves à plataforma em frente à câmara.

A câmara está neste momento no máximo de afastamento, o que permite ter noção do que acontece nos vários ninhos. E por estes dias, com a chegada da lua cheia, são também interessantes as imagens noturnas das escarpas. Sempre que possível, e justificável, são feitas aproximações aos ninhos e plataformas. E continuamos a contar com as informações disponibilizadas no Fórum para seguir o dia-a-dia das várias famílias de grifos e outras aves das Portas de Ródão. Obrigado.

Sem comentários: